top of page

Noção de trauma para a psicanálise

Para a psicanálise, o trauma é entendido como uma experiência intensa e perturbadora que excede a capacidade psicológica do indivíduo de processá-la ou assimilá-la. Esse impacto pode ocorrer por diversas razões como perdas significativas, situações de violência ou abuso, acidentes graves, ou qualquer situação ou evento cuja vivência tenha provocado dor ou ansiedade extrema.

 

O trauma deixa uma marca profunda em quem sofreu, podendo vir a influenciar desde a maneira como essa pessoa vê e interpreta o mundo até a forma como construirá suas relações com os outros ao longo da vida. Passando, inclusive, pela sua relação consigo mesmo, sua autoimagem, autoestima e todo o repertório de sentimentos sobre si.

 

Muitas vezes, esses eventos, mesmo que aparentemente inacessíveis e geradores de ansiedade, reaparecem representados em construções da vida mental inconsciente, como sonhos, sintomas ou comportamentos repetitivos.

 

A psicanálise oferece ao paciente a possibilidade de narrar sua história para, assim, entender o evento traumático de sua vida e suas consequências posteriores. Dessa maneira, dá suporte para que sua experiência seja elaborada e o paciente acesse, construa e, quem sabe, invente caminhos para a transformação e superação do sofrimento vivido.

 

A aposta da psicanálise é que o caminho da fala, de contar a própria história, é o que permite que trabalhemos para tratar de nossas feridas emocionais para que sigamos pavimentando o caminho de uma vida mais plena e satisfatória.

Contato

Rua Armando Lombardi, 633/sala 203 - Prédio Market Street, Barra da Tijuca

bottom of page